Estou vendo suas manifestações de medo e desespero e digo que sinto o mesmo. Tudo bem. Não se envergonhem desses sentimentos que só mostram que somos humanos e, sendo humanos, também somos fortes, corajosos e isso ninguém consegue tirar de nós.
Estamos diante de um momento que nos coloca em perigo e por isso temos que lutar mais do que nunca. Lutar por quem nós somos. Lutar pelo futuro que queremos para nós. Lutar pelo nosso lugar no mundo. Lutar pelos nossos direitos.
Entendo que este momento nos deixa sem perspectiva de futuro ou de melhora, entendo que nossos dias daqui em diante serão cheios de medo e horror, porque vamos acordar todas as manhãs e sair sem saber se vamos poder voltar para casa em segurança.
Mas tenham em mente que se os homofóbicos agora não tem medo de sair dos próprios armários de ódio, nós não devemos ter medo também. Não vamos voltar para o armário e vamos continuar lutando para que mais e mais pessoas saiam do armário e sejam acolhidas também.
Essa é uma luta a céu aberto, não podemos vencer se estivermos escondidos. Se você é um LGBTQ+ que precisa se esconder: tudo bem. Essa luta é por você. Vamos nos manter de pé lutando por nossas vidas.
Por isso peço a vocês que estão pensando em voltar para o armário e voltar a se esconder: não deixem os sentimentos ruins entrarem em seus corações completamente, não deixem eles te consumirem, não deixem que nada disso tire nossa sanidade.
Não estamos em 64, não tem que ser como 64. Hoje temos mais vozes, mais força e melhores condições do que qualquer pessoa no passado já pensou em ter. Vamos tirar o máximo proveito disso.
Mesmo que abafem nossas vozes, continuemos a gritar por liberdade, pelo direito de ser quem somos, formando famílias com as pessoas que amamos e sendo felizes assim.
Não se escondam. Não deixem que o medo decida como as coisas devem ser para nós. Não deixe que os outros ganhem em cima disso. Sabemos como é ser livre, vamos lutar para continuar sendo livres.
Lembrem que os direitos LGBTQ+ foram conquistados por pessoas cujos corações gritavam “basta! Chega de me esconder!”.
Nossos direitos foram conquistados e continuamos lutando por mais justamente porque queremos dizer ao mundo que existimos, somos válidos e estamos aqui.
Sim, vai ser difícil. Ainda tem muitas lágrimas, muita tristeza e muito desespero pela frente. Ainda vamos perder muitas pessoas por causa do ódio alheio. Pode ser que nossos corpos caiam sem vida no chão, mas nunca, jamais morreremos sem caráter e sem orgulho.
Por isso: RESISTA. Não se renda jamais. Lembra que só a sua existência já é parte de uma enorme batalha. Segura as pontas que a gente chega com unhas e dentes em 2022 pra mudar a história.
Só podemos manter nossos direitos mostrando quem somos. Então continue a se mostrar orgulhosamente. Seja você.
Obrigada por ler até aqui. Se cuide. Tamo junto. Tenho orgulho DEMAIS da gente.
Mesmo que minhas palavras tenham sido expressas para pessoas LGBTQ+, também escrevi pensando nas mulheres, negros, índios, pessoas que podem ser isso tudo e ainda serem LGBTQ+. Basicamente todas as minorias que vão passar por momentos difíceis agora. Amo todos vocês.
Forte abraço,
Ana Luiza S. Gonzaga.
(isso é originalmente uma thread lá do meu Twitter: https://mobile.twitter.com/anaknowz/status/1049092208631193600)
